segunda-feira, 15 de outubro de 2007

AQUECIMENTO GLOBAL


O Aquecimento global é o aumento da temperatura por toda a superfície terrestre.
O efeito Greenhouse (Efeito Estufa): aquecimento que acontece quanto certos gases (Greenhouse gases) na atmosfera terrestre prendem o calor. Estes gases deixam passar a luz mas prendem o calor, como numa estufa.

Causas do Aquecimento Global: gases emitidos pela acção humana, como por exemplo na combustão de combustíveis fósseis nos carros, fábricas e na produção de electricidade. O principal gás responsável pelo aquecimento é o Dióxido de Carbono. A desflorestação das florestas também influencia o aumento do aquecimento, uma vez que as florestas tem como função armazenar dióxido de carbono.
Efeitos do aumento da temperatura: o gelo dos polos terrestres está a derreter, o nível das águas do mar aumenta rapidamente, a precipitação aumenta em todo o mundo, tornados e tempestades mais fortes...

O que podemos fazer: substituir as lâmpadas incadescentes por lâmpadas económicas (fluorescentes), substituir os frigoríficos e arcas com mais de 10 anos por outros mais económicos, banhos rápidos de 10 minutos tentando poupar o máximo de água, deixar o carro em casa, reciclar, usar energias renováveis se possível...


PODEMOS TODOS FAZER MELHOR! =)





3 comentários:

HugoB disse...

tenho uma lâmpada económica no quarto separo o lixo,difícil e leva-lo pro ecoponto lol, e também ando a pé e transportes públicos(se bem que esta parte eu dispensava lol)

tia campista hidratante disse...

lol!! pois.. os transportes é mm o pior!! e os banhos rapidos...

Anónimo disse...

Eu acho k o verdadeiro mal já está feito. Claro k sou a favor das lâmpadas económicas, e do bom papel reciclado, mas se virem, o nosso planeta está com os dias contados, basta ver no nosso dia a dia quantas vezes é k se vê uma grande extensão de mato, e nao falo em "ervinha", falo em mato mesmo a sério, tipo aquele quem um gajo entra lá dentro e passado um bocado está a pensar como raio vai dali sair. A maior parte do planeta TERRA está coberto por cimento e alcatrão, para todas as nossas facilidades. Qualquer dia a maior parte deste vai ser estéril, e impossivel de plantar o que quer que seja!!! Mas ai já será MT MT MT tarde, restamos tentar fazer estas coisas simples, mas que no final, vao contar muito pouco, para todo o mal que já está feito.