terça-feira, 2 de junho de 2009



Chinesices



Sou forçada a começar a acreditar e a concordar com a opinião de que “os chineses são uma praga que quer dominar o Mundo”.

Mas que raio de proliferação é esta?

Numa tarde completamente veranil em Coimbra, quando a moleza e a vontade de laurear a pevide se cruzam, cruzo-me eu também por um número indeterminável e crescente de lojas dos chineses.

O choque: as Marthas!

Loja enorme, restaurada, bem composta, de material e pessoas que transpiram ideias, novidades, arte, cor, bom gosto... isto era dantes! Agora? Agora está transformada nada mais nada menos que numa: Loja dos Chineses!

Então mas isto não pára?!

Mas será possível que ninguém faz nada, ninguém incentiva mais o comércio tradicional e português?!!!

E o cheiro das lojas?

E mesmo assim vai lá tudo parar a este grande bazar... É das cuecas às chaves de fendas. Não falta nada! Para uns. Para mim falta muito ainda.

Estava tão bem disposta. Dia tão lindo. Sem pressas. E agora dou com isto! Sinto-me revoltada. Mais um sistema com grandes falhas algures...

É que parecem pragas! É só reproduzirem-se, virem para cá (quando não são cá feitos), instalam-se e pronto. “Tá feito!” Tudo só facilidades.

Se fosse um tuga... era impostos, era ASAE, era finanças, era sei lá mais o quê...

Aos chineses? Nada. Tudo bem.

Podem vender órgãos, podem vender tudo. É comércio. É a nossa economia. Estamos em crise!



Blue

2 comentários:

Unknown disse...

É Verdade Ana Maria, concordo contigo, ate em Cabo Verde eu vi 2 ou 3 loas deles, é incrivel...

tia campista hidratante disse...

já não cabem no país deles... andam a invadir o resto do mundo!